Meningite: saiba tudo sobre essa doença
A meningite ainda é considerada uma ameaça para a saúde mundial, especialmente em crianças de seis meses a um ano de idade.
As causas para a meningite podem ser diversas, no entanto, a infecção pela bactéria Neisseria meningitides continua sendo a mais preocupante, pois pode causar um quadro de meningite grave conhecida como doença meningocócica, na qual, ainda por razões desconhecidas, a bactéria entra na corrente sanguínea e atravessa a barreira hematoencefálica, infectando as meninges cerebrais.
A doença meningocócica está associada a altas taxas de mortalidade, devido a sua rápida evolução. Ela pode acometer indivíduos de todas as faixas etárias, porém apresenta uma maior incidência em crianças menores de cinco anos, especialmente em lactentes devido à imaturidade do sistema imunológico.
Os sintomas da doença meningocócica em lactentes podem ser confundidos com os de uma infecção viral febril comum, o que contribui para a falta de diagnóstico e a não realização do tratamento adequado.
Os sintomas podem ocorrer após quatro horas da infecção e incluem:
- Febre;
- Irritabilidade;
- Vômito;
- Coriza;
- Sonolência e
- Falta de apetite.
A melhor maneira de prevenção contra a meningite é a vacinação, que deve ser tomada pelo bebê dos três aos cinco meses de vida.