Alimentação

Você é o que você come: o impacto da alimentação na sua vida

Você é o que você come: o impacto da alimentação na sua vida

Quem nunca ouviu ou já disse a famosa frase “Me diga com quem tu andas, que direi quem tu és?”. Em relação a alimentação, funciona do mesmo modo. Ao relacionar seus hábitos alimentares com seu estilo de vida, vamos poder descrever você.

Como já mencionamos em outros posts a alimentação saudável é essencial para o bom funcionamento do organismo, é benéfica tanto para o aspecto físico como mental. Pois, um indivíduo que se alimenta corretamente possui mais disposição para realizar suas atividades diárias e tem sua autoestima melhorada.

Assim, como há uma série de doenças que podem ser evitadas, se optar por uma alimentação adequada, como:

– Obesidade,

– Diabetes,

– Câncer,

– Artrite,

– Envelhecimento precoce,

-Hipertensão,

-Depressão,

-Ansiedade,

-Insônia,

-Estresse…

Já para as pessoas que optarem por uma alimentação inadequada, sofreram uma série de consequências, como as doenças mencionadas anteriormente. Como também prejudicar o desenvolvimento da criança e seu aprendizado durante o período escolar.

Os principais vilões que apresentam esse resultado, se encontram nos alimentos industrializados, por serem ricos em gorduras saturadas, gorduras trans e sódio. São comidas processadas, que estimulam excessivamente a produção de dopamina, o neurotransmissor do prazer, o que leva a desejos excessivos. Sua mente se torna incapaz de resistir ao açúcar e sal refinado, assim você continua comendo estes produtos em quantidades gigantescas.

Entre osalimentos industrializados mais consumidos pelas pessoas que e podem causar problemas à saúde, especialmente se ingeridos diariamente, podem ser citados os nuggets (os famosos frangos empanados), refrigerantes, carnes processadas, biscoitos, barras de cereal, condimentos, molhos de saladas, macarrão do tipo instantâneo, lasanha de micro-ondas, gordura trans e pacotes de batatas fritas.

Uma maneira simples de avaliar o valor nutricional dos alimentos industrializados é observando como animais, insetos, bactéria e fungos reagem a eles. Alimentos reais apodrecem e mofam com o tempo. Por outro lado, alimentos processados continuam o mesmo em aparência e forma, não importa a data de sua fabricação. Isto ocorre porque alimentos industrializados são sintéticos e seus ingredientes são resultados de uma trama de modificações. Mas preste atenção: nem sempre os alimentos preparados em casa estão isentos dessas químicas, pois o preparo é feito com produtos industrializados, como leite em pó, temperos, sucos concentrados e achocolatados.

Para muitos parece difícil manter uma alimentação adequada, mas tudo é uma questão de hábito. O prato deve ser colorido, variado e crie o hábito de avaliar o que você consome, assim conseguirá alcançar suas metas e descobrir como anda sua alimentação.

Mas não se esqueça de sempre consultar uma Nutricionista que é o profissional adequado para orientação alimentar, pois avalia as necessidades de cada indivíduo, separadamente.

Continue acompanhando nossas publicações, tenha uma alimentação adequada e uma rotina saudável!