Teste de paternidade: como funciona?
O teste de paternidade, também conhecido como teste de DNA, serve para provar se há, ou não, vínculo de genitura entre duas pessoas.
Para isso, é feita a análise comparativa das sequências de DNA dos envolvidos. A partir de semelhanças entre os genes, pode-se descobrir quem é o pai biológico.
Como funciona o teste de paternidade?
Para fazer o teste é necessário agendamento prévio. No dia da coleta é necessário apresentar os documentos originais com foto. Quando um dos envolvidos for menor de idade, é indispensável a participação de um responsável legal.
Como o resultado dos perfis genéticos é traçado?
Uma vez extraído, o DNA é submetido à técnica de PCR e ao sequenciamento automático. Dessa maneira, determinam-se os perfis genéticos de cada um.
Por que não se deve julgar o vínculo de paternidade pela aparência?
O genoma é o conjunto de informações hereditárias registradas no DNA. As moléculas de DNA são responsáveis pela característica presente nas pessoas.
As diferenças no DNA responsáveis pelas características físicas não passam de algumas dezenas de genes. É por isso que a cor da pele e os traços fisionômicos não são suficientes para julgar um vínculo de paternidade.
Na verdade, pessoas com a mesma cor de pele, olhos e cabelos podem ter profundas divergências genéticas. Por outro lado, pessoas com características físicas distintas podem ser geneticamente semelhantes.
Quando há dúvida quanto à paternidade, a realização do teste de DNA é uma forma segura de esclarecê-la.
Entre em contato conosco e obtenha mais informações sobre este teste!