Gestação

Sexo do bebê com 8 semanas! conheça o teste de SEXAGEM FETAL!

Sexo do bebê com 8 semanas! conheça o teste de SEXAGEM FETAL!

Com a descoberta da gravidez, é normal todo mundo ficar curioso para saber o sexo: será que vai vir a “bonequinha da família” ou “garotão da mamãe”? E com essa incógnita, surgiram uma série de maneiras para divulgar o sexo da criança, como o chá revelação, mas você sabia que agora não precisa esperar todo esse tempo, com inúmeros exames e avanços tecnológicos, surgiu o teste de sexagem fetal:

O procedimento é simples, com um exame de sangue comum. A análise busca a presença de fragmentos do cromossomo Y que tenham atravessado a placenta e estejam circulando pela corrente sanguínea da mãe.

Em situações usuais, uma criança do sexo feminino nasce com os cromossomos XX, enquanto uma criança do sexo masculino nasce com os cromossomos XY. Com um feto do sexo feminino, não serão encontrados fragmentos do DNA que correspondem ao cromossomo Y.

O exame é muito seguro e não oferece riscos ao bebê! É coletado sangue venoso materno. A partir da 8ª semana de gravidez já é possível saber o sexo do bebê com 99% de certeza. Esta probabilidade vai aumentando conforme a idade gestacional, ou seja, quanto maior o número de semanas de gestação maior a certeza do resultado.

Entretanto, quando a mãe está grávida de gêmeos, caso o cromossomo “Y” seja detectado, não é possível determinar se somente um ou todos os fetos são meninos, já que a sexagem somente determina a presença ou não desse cromossomo na corrente sanguínea. O mesmo raciocínio vale para trigêmeos ou mais, indicando se um dos bebês tem o sexo masculino ou não, mas ele não vai dizer quantos bebês têm o sexo masculino, caso seja identificado um cromossomo Y.

Na maioria dos casos, a sexagem fetal é um exame feito em decorrência da vontade dos pais, seja para confirmar o resultado obtido pelo ultrassom, seja para identificar o sexo em um estágio inicial da gravidez. Em certas situações, entretanto, o exame pode ser solicitado pelo médico, como nos casos em que há o risco de ocorrência de alguma doença genética ligada ao cromossomo, como a hemofilia, doença rara, em que o sangue não coagula corretamente. Nessa situação, caso a mãe seja portadora do gene da doença, há maiores chances de que um bebê menino nasça com a condição.

Em relação ao prazo para o resultado do exame de sexagem fetal, variam até no máximo 8 dias úteis, em nossas unidades. Agora que você já conhece o teste de sexagem fetal, não perca mais tempo! Faça seu exame agora mesmo e tenha precisão de, aproximadamente, 99%.