Alimentação

Reeducação alimentar: saiba por onde começar

Reeducação alimentar: saiba por onde começar

Você é daqueles que adora uma pizza, um lanche e não abre mão daquele refrigerante na hora do almoço? Saiba que a sua alimentação não está somente relacionada ao seu peso, mas também uma série de doenças que podem estar escondidas por trás dos “deliciosos” pratos que você costuma ingerir.

Mas também sabemos o quanto é difícil “reeducar seus hábitos alimentares”, principalmente se já estiver na fase adulta, onde seu organismo já está adaptado a consumir grandes porções de alimentos prejudiciais a saúde.

Como mencionado anteriormente: difícil! NÃO IMPOSSÍVEL! Por isso, iremos lhe ajudar nessa busca pela saúde e mais qualidade de vida:

  • Beba no mínimo 2 litros de água por dia, a água é extremamente importante, pois assim como nos mantém hidratado, também é um ótimo rejuvenescedor, anti-inflamatório, auxilia no processo de digestão e melhora a prisão de ventre, entre outros.
  • Aumente o consumo de fibras, que ajudam na saciedade e mantém um bom funcionamento do intestino, combatendo a prisão de ventre, menor risco para doenças cardiovasculares, reduzem o risco de câncer no intestino, ajudam a prevenir a obesidade, podem reduzir os níveis de glicose e colaboram para diminuir a pressão arterial.
  • Nos intervalos entre as principais refeições, dê preferência por alimentos fonte de cálcio, como: feijão, soja, folhas escuras, gergelim, brócolis, pois ajudam no desenvolvimento e manutenção da estrutura de ossos e dentes; contração muscular no ciclo dos batimentos cardíacos; coagulação sanguínea; transmissão e regulação dos impulsos nervosos; ativação de enzimas responsáveis pela digestão de gorduras e pelo metabolismo de proteínas; permeabilidade das células.
  • As refeições devem ser realizadas a cada três horas, assim, comer de 3 em 3 horas, realizando de 5 a 6 refeições por dia, é a forma mais indicada para manter o equilíbrio corporal e os níveis de energia constantes. Porém, vale lembrar que as refeições intermediarias, ou seja, aqueles lanchinhos devem ser leves e saudáveis, pois se alimentar nesses intervalos de tempo diminui o armazenamento de gordura, mantém a saciedade, mantém os níveis de energia constantes, evita picos de glicemia (açúcar no sangue) e mantém o metabolismo trabalhando.

Agora que você já sabe das dicas comece 2020 de forma mais saudável!