Diversos Saúde e bem-estar Sintomas e doenças

Principais razões para o tratamento terapêutico

Principais razões para o tratamento terapêutico

O objetivo da terapia é tratar problemas emocionais, comportamentais e psicológicos. No tratamento, o psicólogo ajuda o paciente a refletir sobre seus problemas, encontrando novos meios de lidar com eles. Com isso, o indivíduo pode promover mudanças profundas em sua forma de pensar e melhorar significativamente sua vida. A terapia também é usada em pacientes com casos de doenças psicossomáticas, que envolvem principalmente problemas imunológicas, como o câncer.

De forma equivocada, muitas pessoas ainda acreditam que a terapia se destina apenas à tratamento de “loucos”. Além de revelar preconceito, essa afirmação indica falta de conhecimento sobre o assunto. Quando na verdade, o tratamento terapêutico é uma ótima maneira de compreender nossos sentimentos e comportamentos como seres sociais que somos.

Separamos alguns dos principais benefícios da prática terapêutica:

  • Ajuda a encontrar motivação:
    O apoio profissional na terapia ajuda a esclarecer as causas da desmotivação do paciente. A pessoa desmotivada apresenta problemas recorrentes em sua vida pessoal e profissional, pois se sente inibida para realizar determinadas ações. Desta forma, ajuda a promover seus próprios motivos.
  • Melhora o relacionamento interpessoal:
    A terapia oferece à pessoa um novo olhar sobre uma preocupação recorrente para guiá-la em direção a uma solução. Isso envolve problemas como depressão, ansiedade, distúrbios alimentares e várias fobias. O tratamento terapêutico é um meio de descobrir a origem dos problemas do paciente e ajudá-lo a enfrentar melhor o que lhe incomoda.
  • Promove o autoconhecimento:
    O autoconhecimento é estimulado na identificação de falhas contínuas na vida da pessoa. Dessa forma, você estará bem mais preparado para lidar com ideias negativas e emoções adversas. O autoconhecimento também promove o fortalecimento da autoestima, dando ao paciente a capacidade de compreender melhor a si mesmo, bem como seus valores e objetivos pessoais, permitindo ao indivíduo dominar melhor seus sentimentos.
  • Alivia tensões decorrentes de conflitos ou más situações:
    Na terapia, as emoções negativas derivadas desse cenário são trabalhadas para que o paciente encontre esperança e uma saída para estas situações. Você aprende a ser resiliente, você descobre quão forte você realmente é durante as sessões, pois, no seu dia a dia, acaba focando apenas no negativo e esquecendo-se de se valorizar.
  • Desenvolve a inteligência emocional:
    Às vezes, nossos problemas são criados por nós mesmos. Além de aprender a enfrentar os problemas com a cabeça erguida, a terapia ajuda o paciente a encontrar soluções lógicas para conflitos. A inteligência emocional aumenta a capacidade de resolver problemas com mais eficiências, bem como de identificar sentimentos e impulsos indesejados para melhor lidar com eles.

Cuidar de si é uma escolha e, muitas vezes, é a melhor escolha que podemos fazer. Cuide-se e priorize o seu bem-estar! ?