O que os soropositivos para o HIV precisam saber sobre a Covid-19
De fato, HIV e Covid-19 não são os mesmos e também não possuem os mesmos modos de transmissão, mas se parecem nos aspectos em que vieram a impactar toda a população.
As primeiras reações sociais frente às duas pandemias foram marcadas fortemente pelo medo e pela dúvida, por conta de toda incerteza que vieram a cercar essas duas doenças. Logo que foi decretado o estado de Pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a comunidade científica se prontificou na realização de pesquisas e análises, com o intuito de produzir dados e informações essenciais para combater a Covid-19. Inclusive passando a necessidade do cuidado redobrado por alguns grupos de riscos.
A OMS manifestou sua preocupação com a população que vive com o HIV no cenário atual e ressalta que até então devem ser tomados os mesmos cuidados básicos recomendados a toda população contra a Covid-19, e que os portadores de HIV não são considerados grupo de risco.
Dessa forma, os modos de prevenção da Covid-19 continuam sendo os mesmos:
- É imprescindível lavar regularmente e completamente as mãos com água e sabão, ou fazer o uso de álcool em gel na falta da primeira opção.
- Manter pelo menos 1,5 metro de distância entre qualquer pessoa, principalmente se ela estiver tossindo ou espirrando.
- Evite tocar os olhos, nariz e boca.
- Ficar em casa e só sair quando necessário.
- Caso por necessidade precisar sair de casa, utilizar a máscara de proteção.
- Seguir as instruções da sua autoridade sanitária local.
Além disso, é importante que os portadores de HIV procurem por seus profissionais de saúde a fim de garantir que tenham estoques adequados de medicamentos essenciais, porque apesar do tratamento de HIV ter se expandido nos últimos anos, ainda existem 15 milhões de pessoas que vivem com HIV e não possuem acesso à terapia antirretroviral, o que pode comprometer ainda mais seu sistema imunológico no momento.
Como é dito pela Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA) ,”as implicações da AIDS nos deixam lições significativas. A principal delas é o vínculo entre a saúde coletiva, a solidariedade e os direitos humanos.” E é importante que tragamos isto para o nosso momento atual também, já que cuidar de si é estar cuidando do outro também. Portanto, faça sua parte nesse caminho!