Intolerância à lactose: curiosidades e importância do diagnóstico.
A intolerância à lactose é um problema digestivo que atinge boa parte da população e que gera muito incomodo quando não diagnosticada.
Isso porque, sem diagnóstico não é possível viabilizar um tratamento e cessar com seus sintomas que são realmente desagradáveis.
– Mas o que faz com que a intolerância à lactose aconteça?
Bem, para quem ainda não sabe, a lactose é um açúcar que está presente no leite e seus derivados. E, para que o nosso corpo consiga digeri-la de maneira eficaz, é preciso que ele seja capaz de produzir a enzima lactase.
Quando acontece do organismo possuir a incapacidade total ou parcial de produzir essa enzima, responsável por quebra a lactose (o açúcar dos produtos lácteos), ocorre o que chamamos de intolerância à lactose:
- A lactose não digerida entra em contato com a microbiota intestinal, desencadeando um processo fermentativo, ocasionando os seguintes sintomas no paciente:
– Dor e inchaço abdominal;
– Diarreia;
– Gases;
– Azia;
– Náusea;
– Dor de cabeça;
É importante informar também que crianças pequenas e bebês também podem ser portadoras do distúrbio, e em geral, perdem peso e crescem mais lentamente.
Se você nota alguns destes sintomas na sua rotina, é preciso ficar atento! Principalmente se isso acontece após de ingerir produtos lácteos.
Pois o melhor caminho para fazerem cessar estes sintomas é através do diagnóstico.
Para diagnosticar esse problema, procure por um médico gastroenterologista para orientar suas condutas.
Possivelmente serão realizados alguns exames para descartar outros possíveis problemas intestinais, bem como os testes de tolerância a lactose.
Não deixe de realiza-los e siga todas as orientações do seu médico! Pois com o diagnóstico em mãos será possível dar início no seu tratamento.
Gostou do conteúdo de hoje?
Sua saúde é nosso maior comprometimento!
Até a próxima semana!