Saúde e bem-estar

Dicas para um envelhecimento saudável

Dicas para um envelhecimento saudável

O envelhecimento saudável é um processo gradativo e contínuo que demanda a realização de pequenos cuidados básicos diariamente.

O intuito está em otimizar a habilidade funcional e garantir a saúde física e mental a longo prazo, para que assim possível assegurar a independência e manter a qualidade de vida mesmo com o passar do tempo.

Se você busca por um envelhecimento saudável, onde o seu bem estar será garantido, então o post de hoje é para você!

Sabemos que o envelhecimento é um assunto que causa medo em muita gente, principalmente quando este fator é atrelado ao desenvolvimento de doenças.

Mas, a boa notícia é que nem sempre envelhecer significa adoecer! Desde que você comece a realizar alguns cuidados consigo mesmo desde já.

Adotar hábitos saudáveis e prezar pela sua qualidade de vida, podem fazer com que você viva a velhice com muito mais saúde e disposição.

E por isso, para te ajudar a envelhecer de uma forma muito mais agradável, separamos algumas dicas que farão toda a diferença para isso acontecer de forma sadia.  

São hábitos que você poderá inserir na sua rotina desde já e perceberá benefícios já a curto prazo, além do que você usufruirá daqui a algum tempo.

Vamos conferir?

Se você deseja um envelhecimento saudável, longe de doenças, remédios e com muito mais qualidade de vida, é preciso adotar as seguintes condutas preventivas:

Fortaleça os ossos: com o envelhecimento, a sua estrutura óssea tende a se tornar frágil, por isso é importante fortalece-los e evitar a perda óssea que ocorre com o tempo.

Para fazer isso você deve ter uma alimentação rica em cálcio, tomar sol para sintetizar vitamina D e realizar exercícios físicos regularmente.

Mantenha seu cérebro ativo: o envelhecimento é capaz de afetar as capacidades do nosso cérebro, como o raciocínio é a memória.

Sendo assim, é fundamental estimular as sinapses cerebrais e manter a mente ativa.

Você pode fazer isso acontecer buscando aprender coisas novas, estimulando o raciocínio e a memória através da leitura ou de palavras cruzadas, e dormindo uma boa noite de sono.

Cuide da sua pele: a partir dos 25 anos a pele começa o processo de envelhecimento, começam a surgir as primeiras rugas e linhas finas de expressão, mesmo que imperceptíveis.

Mas, ainda assim é possível minimizar esses sinais com a ingestão adequada de líquidos, hidratando a pele frequentemente e usando protetor solar.

Um ponto interessante é também a realização de uma consulta com um médico Dermatologista.

 Assim o especialista consegue montar uma rotina de cuidados para a sua pele de acordo com o que ela precisa para se manter bonita e saudável por muito mais tempo, evitando que você venha a sofrer também com o envelhecimento precoce.

Faça exames regularmente: a realização de exames de forma periódica lhe ajuda a prevenir diversas doenças e evitar complicações sérias, pois favorece o diagnóstico precoce de qualquer alteração na sua saúde.

Além disso, a realização de exames corretamente é capaz de aumentar suas chances de cura, caso seja detectada alguma alteração no organismo. Sendo esta a única forma de visibilizar e avaliar como está verdadeiramente o seu estado de saúde.

Por isso é tão importante ficar atento a esse monitoramento.

Alimente-se de forma equilibrada: na alimentação podemos escolher entre alimentos que nos trazem benefícios ou prazer.

É preciso buscar um equilíbrio entre ambos e usufruir com sensatez de tudo aquilo que se encontra disponível na gastronomia.

Priorizar alimentos mais naturais e ricos em nutrientes, vitaminas e fibras é a melhor opção para a sua saúde.

Bem a simples atitude de reduzir o consumo de sal e açúcar também fara grande diferença para o seu bem estar a curto e longo prazo.

Saiba fazer suas escolhas com sabedoria. Se precisar de ajuda para essa etapa, procure por um Nutricionista.

Cuide da sua saúde mental: separe um tempo para fazer o que gosta e se divertir com quem você aprecia a companhia.

Evite se sobrecarregar com tarefas e responsabilidades. Aquilo que diz respeito ao outro, não compete a você.

E procure ajuda quando não conseguir lidar sozinho com seus sentimentos.

Evite o cigarro e bebidas alcóolicas: com o envelhecimento é normal que as funções do seu organismo diminuam de forma gradual sua máxima de funcionamento.

Não acelere esse processo!

Por isso busque evitar o consumo de cigarro e bebidas alcóolicas, que são alguns dos agentes agressores a sua saúde.

Agora que você já conhece quais são os hábitos capazes de lhe garantir um envelhecimento saudável, é hora de colocá-los em prática!

Vamos juntos nessa jornada?

Conte conosco para o que precisar, estamos aqui para lhe auxiliar a cuidar da sua saúde.

Até a próxima semana.  😉