Cuide da sua alimentação no inverno
Com a chegada do inverno, surge um misto de mudanças, como as roupas, o clima, os hábitos e principalmente a alimentação. Não é de hoje que ouvimos aquela história “no inverno comemos mais”. Nós sabemos o quanto é comum ouvir e falar sobre isso, mas nem sempre estamos atentos aos perigos que podem surgir devido a essa escolha.
No frio tudo se torna ainda mais difícil, desde sair da cama cedo até a preguiça de fazer algo saudável para comer. Com isso, acabamos deixando de lado o exercício físico que já era quase rotina e, principalmente, trocamos a “alimentação equilibrada” pelas refeições práticas e gostosas, dando preferência aos alimentos industrializados.
A alimentação desregulada tem se tornado o principal fator “do efeito sanfona”, ou seja, quando o indivíduo engorda e emagrece na mesma intensidade. Já nas épocas frias, acaba sendo o principal alvo no aumento de peso, especialmente pela substituição de doces e salgados, ricos em calorias.
Além do aumento de peso, é importante estar atento as possíveis doenças, principalmente quando há um histórico familiar prudente. Nestas épocas, é comum reduzir ou mesmo excluir a prática do exercício físico diário, dando espaço para o sedentarismo. Desta forma, diminui ainda mais a chance de uma vida saudável e ativa.
É importante manter-se atento aos sinais que o corpo manifesta. O ideal é continuar cuidando da alimentação e do bem-estar, mesmo nas épocas frias. Não deixe que a preguiça lhe domine, impedindo-o de exercitar o corpo e alimentar-se bem. Tenha uma alimentação simples e saudável, opte por chás, café, frutas, sopas de verduras e legumes, comidas naturais que deixam os dias frios mais quentinhos.
A saúde deve ser a prioridade em todas as estações. Desta forma, mantenha o equilíbrio, principalmente com o excesso de doces e alimentos industrializados. Evite que o seu corpo sofra com o sedentarismo, portanto, tenha equilíbrio: caminhe, corra, ande de bicicleta. O importante é mexer o corpo e cuidar da mente. Cuide-se!