Saúde e bem-estar

Cuidados com a saúde no Outono

Cuidados com a saúde no Outono

Estamos no Outono há mais de 1 semana e já começamos a sentir uma mudança brusca na temperatura.

Em vista disso, é importante se atentar aos cuidados necessários com a saúde para viver essa nova estação de forma saudável.

É preciso fortalecer as defesas do organismo para estar protegido de diversas doenças comuns nessa época, dentre elas as doenças respiratórias e alergias.

E nisso, nós iremos te ajudar!

Confira alguns hábitos essenciais para cuidar da sua saúde no outono:

– Evite ambientes fechados:

Locais fechados favorecem a proliferação de alguns vírus e bactérias transmitidos pelo ar.

Por isso, durante o Outono, essas doenças se tornam mais comuns. 

No entanto, ainda que seja necessário se refugiar em ambientes fechados em dias mais frios, evite locais com pouca circulação de ar.

Priorize ambientes externos e deixe as janelas abertas para que o ar se renove.

– Mantenha a pele hidrata:

Tanto no outono, quanto no inverno, a pele do corpo tende a ficar mais seca.

Isso aumenta a probabilidade de sofrer com irritações, rachaduras e alergias superficiais na pele, principalmente em regiões mais expostas, como o rosto, pescoço, lábios e bochechas. 

Sendo assim, não esqueça de usar cremes e hidratantes para o corpo, passar protetor solar mesmo em dias nublados e frios, hidratar os lábios e diminuir o uso de buchas corporais.

E, além disso, evitar banhos quentes demorados.

– Beba muita água:

Muitas doenças respiratórias são decorrentes do ar frio, que deixam as vias aéreas mais secas, favorecendo que vírus e bactérias se instalem.

Dessa forma, o ideal é adotar o hábito de beber muita água e se hidratar.

Uma dica interessante para quem tem dificuldades em realizar esse consumo, é variar a água com outros líquidos, como por exemplo: chás e sucos ricos em vitamina C. E também carregar uma garrafinha d’água para onde você for, isso ajudará a manter pele e corpo hidratado.

– Lave sempre as mãos:

Lavar as mãos evita a transmissão de diversas doenças respiratórias e gastrointestinais.

E este hábito deve ser uma prática frequente, independente das estações, pois estamos sempre entrando em contato com objetos que podem estar contaminados.

E por último, mas não menos importante…

– Mantenha uma alimentação saudável:

Da mesma forma que lavar as mãos deve ser uma prática frequente, ter uma alimentação saudável também deve ser uma prioridade. Mesmo que se cometa alguns deslizes nesse caminho, é sempre importante voltar para os trilhos.

Manter uma alimentação saudável proporciona nutrientes e vitaminas na quantidade necessária que o seu corpo precisa para estar resistente e menos suscetível a contaminações.

Então procure dar preferência sempre por frutas, legumes, verduras, grãos e carnes magras para manter seu corpo bem nutrido.

E aí, gostou das dicas de hoje?

Semana que vem tem mais… Até a próxima ?