Exames Sintomas e doenças

Exames laboratoriais e a detecção do câncer de mama

Exames laboratoriais e a detecção do câncer de mama

O câncer de mama é o câncer mais frequente entre as mulheres de todo o mundo. Ele é causado pela multiplicação desordenada de células cancerígenas, que formam um tumor com potencial de invadir outros órgãos.

Há vários tipos de câncer de mama, mas, na maior parte dos casos, quanto mais cedo a doença for descoberta, melhores são as chances de tratamento.

Fatores de risco do câncer de mama:
– Obesidade e sobrepeso;
– Sedentarismo;
– Alcoolismo;
– Tabagismo;
– Uso de contraceptivos hormonais.

Exames que auxiliam no diagnóstico:
Consultas ao Ginecologista e ao Mastologista devem ser realizadas anualmente para que o médico auxilie na descoberta de um possível câncer de mama.

Mas, alguns exames podem auxiliar na identificação da doença!

Exame CA 15-3
O CA 15-3 é um marcador tumoral que auxilia na detecção do câncer de mama, sendo uma proteína produzida normalmente pelas células mamárias. No entanto, no câncer a concentração dessa proteína é bastante elevada.
O exame serve principalmente para avaliar a resposta ao tratamento do câncer e verificar se há possibilidade da doença reaparecer e é um exame feito através de uma coleta de sangue.
Em aproximadamente 23% dos casos de câncer de mama este marcador está aumentado nas fases iniciais.

É importante lembrar que este exame deve ser sempre realizado com acompanhamento de um médico.

Além disso, vários outros exames estão envolvidos no diagnostico do câncer de mama, como mamografia, exame físico, ultrassom da mama, ressonância magnética…

O autoexame das mamas não substitui estes exames, mas é fundamental para notar a presença dos nódulos. Ele pode ser feito em casa e não necessita de tanta disponibilidade de tempo.

Agora que você já sabe que é fácil de identificar o câncer nos estágios iniciais, não deixe de cuidar da sua saúde!

E lembre-se: quanto mais cedo você descobrir o câncer de mama, mais chances você terá com o tratamento.