A importância de ter boas noites de sono
Ter uma boa noite de sono oferece vários benefícios à saúde, como favorecer o sistema imunológico e a memória. Seja como for, criar o hábito para uma noite de sono tranquila favorece tanto o corpo quanto a mente.
O que os especialistas dizem?
Especialistas recomendam 8 horas de sono para que sejam consideradas noites saudáveis. Porém, em muitos casos não é possível alcançar este tempo de descanso. Durante o período de sono, nosso corpo é capaz de regular o metabolismo e restaurar energia, além de estimular também o crescimento de músculos e proteínas. O hábito de manter uma boa noite de sono faz parte de uma rotina saudável para a vida ativa.
Por outro lado, uma noite mal dormida ou dificuldades para dormir, reduz a qualidade de vida e o hábito de ter uma noite de sono saudável. Dessa forma, o corpo reage simultaneamente a alterações de humor, alimentação e especialmente em problemas de saúde frequentes, como as falhas de memória que causam ansiedade.
Assim, para uma boa noite de sono todos os dias, é importante determinar hábitos e adotá-los com frequência, até que se tornem parte de sua rotina. Cuidando de você e garantindo-lhe benefícios para uma vida ativa e saudável, tornando-se uma pessoa mais produtiva e tranquila. Confira alguns destes hábitos que podem mudar sua vida e seu sono:*
- Consumir café, comidas com pimenta ou excesso de açúcar antes de dormir, podem prejudicar seu sono. Nestes casos, opte por chás.
- Evite realizar exercícios intensos, deixe um pouco de lado a televisão e o celular, habituando sua mente de coisas leves e tranquilas.
- Reserve um tempo para você, em silêncio, procure relaxar o corpo e a mente algumas horas antes de dormir.
- Mantenha uma rotina regular e evite cochilos longos durante o dia. Separe um horário para dormir e acordar, garantindo horas de sono benéficas.
O que fazer quando ainda houver dificuldade?
Caso ainda tenha dificuldades para dormir ou adotar hábitos saudáveis, o indicado é procurar um médico especialista que possa analisar seu quadro clínico e acompanhar seu processo de autocuidado. Além disso, ele poderá auxiliar no controle do distúrbio do sono e na indicação de exames laboratoriais que possam auxiliar no seu histórico.
Por fim, outro fator importante é realizar seus exames periodicamente, evitando que qualquer problema agrave em seu organismo. Não espere que o seu corpo manifeste sinais e sintomas, se você pode garantir uma qualidade de vida ativa.