Por que os hábitos saudáveis devem começar já na infância?
É bastante comum que as crianças prefiram doces no lugar das frutas e os famosos “salgadinhos” no lugar de um prato repleto de salada. Além disso, também é comum que elas se tornem sedentárias, com a prática de dormir tarde sem praticar exercícios e brincadeiras ao ar livre.
Acontece que esse comum nem sempre pode ser considerado normal na infância, pois com esses hábitos prejudiciais, as crianças tendem a ter o seu desenvolvimento comprometido, estando mais propensas à obesidade e a desenvolver doenças relacionadas a ela.
A obesidade, por sua vez, continua sendo uma das doenças que mais atinge as crianças atualmente e a tendência é ter cada vez mais crianças obesas pelo mundo, em decorrência da alimentação desbalanceada e do sedentarismo.
Desde pequenos, os pais influenciam os gostos e os costumes dos seus filhos. Assim, é muito importante incentivar hábitos positivos, como a ingestão de alimentos naturais, que devem ser predominantes na alimentação e a prática de exercício físico. Esses hábitos devem ser frequentes e o incentivo deve estar presente todos os dias para que se tornem parte da rotina, sem serem considerados uma obrigação.
Hábitos que devem ser incluídos na rotina de uma criança:
- Acrescente frutas, verduras e legumes nas refeições do dia. É essencial estimular os pequenos a comerem alimentos naturais em vez de industrializados;
- Evite oferecer comida quando a criança estiver assistindo TV, usando celular, tablet ou qualquer tipo de material que chame a sua atenção. O foco deve ser na ingestão dos alimentos, mastigando-os bem e prestando atenção na sua saciedade;
- O consumo de água deve ser frequente junto aos sucos naturais, em vez de refrigerantes;
- Os pais devem explicar sobre os alimentos e seus benefícios, deixando a criança segura do que vai comer e ciente que aquilo lhe fará bem;
- Leve seu filho para caminhar, correr, nadar, andar de bicicleta, levar o cachorro para passear e jogar bola. É interessante também que essas atividades sejam realizadas na companhia de um amigo. Assim, o exercício fica mais divertido.