A importância do Teste do Pezinho
O teste do pezinho é um dos primeiros exames a serem realizados no recém-nascido.
Mas você sabe porque a realização desse teste é tão importante?
Bem, através da realização do teste do pezinho é possível detectar indícios de algumas doenças infecciosas, genéticas ou metabólicas, que podem vir a se desenvolver e comprometer a qualidade de vida da criança.
E é a partir das alterações que podem ser detectadas neste exame que se consegue iniciar um tratamento precoce e diminuir ou eliminar as sequelas associadas a essas doenças.
A recomendação é que o exame seja feito ainda na primeira semana de vida do bebê, mais precisamente entre o 3º e o 5º dia após o nascimento, pois algumas doenças como hipotireoidismo congênito, hiperplasia adrenal congênita e fenilcetonúria já apresentam sintomas muito rápidos.
E, além disso, colher antes desse período pode resultar em testes falso positivos, influenciados pelos hormônios que passaram pela placenta durante a gravidez.
Portanto, se você teve ou terá um bebê, esteja atento (a) ao prazo para a realização do exame e não deixe de fazê-lo, pois o teste é essencial para o desenvolvimento saudável do seu bebê.
Ah, e lembrando que você pode realiza-lo também em laboratório, onde a análise é ainda mais minuciosa.
Conte conosco se precisar!
Até a próxima semana ?