5 dicas para prevenir Doenças Cardiovasculares
As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte em todo o mundo, e por isso são um dos assuntos mais preocupantes na área da saúde.
Dentre os principais problemas que atingem o sistema vascular podemos citar:
- Infarto agudo do miocárdio (IAM);
- Acidente vascular cerebral (AVC);
- Doenças nas válvulas cardíacas;
- Doenças cardíacas congênitas;
- Doença arterial periférica;
- Cardiopatia hipertensiva;
- Cardiopatia congênita;
- Tumores no coração;
- Aneurisma da aorta;
- Arritmias cardíacas;
- Trombose venosa;
- Febre reumática;
- Angina de peito;
- Miocardiopatia;
- Valvulopatias;
- Hipertensão;
- Endocardite;
- Miocardite;
- Cardite.
E, para a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a probabilidade de um indivíduo desenvolver alguma doença cardiovascular aumenta por conta de alguns fatores de risco como idade, histórico familiar ou sexo, além dos seus hábitos de vida.
Porém, os hábitos de vida são um fator que você tem a possibilidade de intervir, visando a prevenção de todos estes problemas.
E por isso hoje separamos 5 dicas para lhe ajudar a evitar essas temidas doenças cardiovasculares.
Acompanhe:
- Fuja do cigarro!
Fumar está entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento das doenças citadas acima. Isso porque os produtos químicos presentes no cigarro podem danificar o coração e os vasos sanguíneos, levando a um estreitamento das artérias e, consequentemente, ao infarto. Além de fazer o coração trabalhar mais para fornecer oxigênio suficiente.
- Cuide da sua alimentação!
Ter uma alimentação saudável é essencial não só para estar prevenido destas doenças, mas também para poder viver com saúde e bem-estar.
Sem contar que a alimentação saudável possibilita a manutenção do peso, que é outro fator que pode predispor o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Visto que na maioria dos casos ele está associado à pressão arterial elevada, colesterol alto ou diabetes.
- Controle a pressão arterial, o colesterol e o diabetes!
Você pode ter em sua casa um aparelho de pressão digital, e assim aferir sua pressão regularmente. Isso possibilita uma intervenção e tratamento precoce caso seja identificada alguma alteração, visando evitar o agravamento do problema.
Além disso, monitorar o seu colesterol e diabetes através da realização de exames laboratoriais também é fundamental, pois colesterol alto e diabetes podem danificar o coração e os vasos sanguíneo.
- Tenha uma boa noite de sono e controle o estresse!
Dormir bem é capaz de previne doenças como obesidade, hipertensão arterial, infarto, diabetes ou depressão. E por isso é imprescindível que os adultos tenham cerca de 7 a 8 horas de sono por noite. Além de terem um horário regular para dormir e acordar.
Já o estresse precisa ser controlado pelo fato de que este é capaz de fazer com que o coração bata mais rápido, fazendo com que artérias e veias fiquem mais duras, diminuindo o fluxo sanguíneo.
Então fuja das situações de estresse e busque um tempo para relaxar.
- Faça um acompanhamento médico periodicamente!
Muitas doenças cardiovasculares são silenciosas e por isso acabam sendo diagnosticadas de forma tardia ou somente quando o paciente passa por uma avaliação clínica.
Por isso, não espere ser pego de surpresa, procure um médico de confiança e faça visitas regularmente.
Viu só como prevenir doenças cardiovasculares é possível através de pequenas intervenções nos nossos hábitos?
Agora que você já sabe como realizar este cuidado, é hora de colocá-lo em prática.
Que tal começar hoje mesmo?
Viva uma vida melhor! E conte conosco para isso, este é o nosso maior objetivo: fazer com que você viva bem.
Até a próxima semana!