Toxicológico: Entenda sobre a nova lei
O exame toxicológico identifica o consumo de substâncias psicoativas (drogas) consumidas em um período de 90 a 180 dias. A coleta é feita por pelo ou cabelo, considerado um exame indolor. Logo depois que a Lei 13.103 (conhecida também como a lei dos caminhoneiros) entrou em vigor, o exame toxicológico passou a ser obrigatório. Atualmente, com a nova lei do Código de Trânsito Brasileiro é obrigatório realizar o exame a cada 2 anos e 6 meses do vencimento. Caso contrário, é considerado infração gravíssima para motoristas sem o toxicológico dentro do prazo, juntamente com a suspensão da CNH por 3 meses, multa de R$ 1.467,35 e perda de 7 pontos na carteira.
Quando é solicitado?
Geralmente realiza-se o exame para renovação ou alteração da carteira de habilitação, em admissões, editais de Concurso Público e no desligamento de motoristas contratados por CLT.
Quais as drogas detectadas no exame?
Entre as inúmeras drogas ilícitas detectadas, citamos:
- Crack
- Maconha
- Heroína
- Cocaína
- Rebite
- Metanfetaminas
- Ecstasy
Validade e previsão da liberação do laudo:
A partir da resolução 691, houve alterações de prazo. Desta forma, o resultado estendeu-se de 60 a 90 dias para os exames toxicológicos com finalidade de emitir ou renovar a CNH. Já, quando realizado em admissional ou demissional para CLT, o prazo é de 60 dias após a coleta.
O resultado pode ser retirado na unidade mediante apresentação do documento de identificação. Por não ser disponibilizado para retirar no site, é possível solicitá-lo via e-mail ou para retirar impresso na unidade.
Qual é o procedimento para realizar o exame?
Por ser um exame que não requer jejum e nenhum outro preparo específico, o indicado é que a coleta seja agendada com antecedência devido a disponibilidade de segunda à sexta. Logo, o agendamento pode ser feito através do WhatsApp ou em uma de nossas páginas. É obrigatório apresentar o documento com foto (CNH) ao realizar o procedimento.
É importante também, apresentar na coleta os medicamentos contínuos ou de uso recente. Segundo as orientações técnicas, é visto a importância de apresentá-los junto ao material ou dispenso ao caso de uma possível detecção de droga.
Saiba mais pelo nosso WhatsApp ou pela nossa página no Instagram: https://www.instagram.com/labvital/