PNCQ: Entenda a importância de um controle de qualidade externo
É muito fácil simplesmente falar que dentre as virtudes do seu negócio encontram-se o atendimento com eficiência e a qualidade do serviço prestado. Além de auto intitular o estabelecimento com estas características sem ter maneiras comprobatórias.
Mas essas informações podem ser realmente comprovadas através do feedback dos clientes, e ou, quando se trata da qualidade de exames laboratoriais (o produto em si) por órgãos regulamentadores.
Dentre os órgãos que realizam esta gestão de qualidade há o PNCQ (Programa Nacional de Controle de Qualidade), considerado o maior provedor de ensaio de proficiência de porte nacional que realiza o controle externo da qualidade obrigatório pela RDC 302:2005 da ANVISA.
Esse controle é um elemento fundamental e rigoroso para a garantia da qualidade do laboratório clínico moderno e assegura a comparabilidade dos resultados com outros laboratórios, ou seja, a avaliação acontece por meio da avaliação de informações do grau de desempenho analítico do próprio laboratório em comparação a todos os demais laboratórios participantes do PNCQ. Onde os laboratórios clínicos com controle interno de qualidade e que participam de um sistema de avaliação externa podem melhorar continuamente a qualidade do seu serviço e, em consequência, auxiliar no diagnóstico e tratamento das enfermidades dos pacientes, já que é comprovado que seus resultados são confiáveis.
Nosso laboratório tem sua qualidade comprovada pelo certificado desse programa há aproximadamente 9 anos e é reavaliado constantemente, onde todas as amostras passam por um rigoroso controle de qualidade interno e externo, com o intuito de garantir a qualidade dos resultados de nossos exames, mantendo nosso padrão de eficiência e gerando assim um laudo confiável e conclusivo.