Praticar atividade física antes de realizar o exame pode alterar o resultado?
Com a correria do dia a dia podemos não perceber, mas cada ação que praticamos, pode alterar o resultado seguinte e sucessivamente, até o final do seu dia, semana ou mês. Mas você sabia que o ato de praticar exercícios antes, pode influenciar (e muito) no resultado dos seus exames?
Consequentemente, teremos resultados alterados, que não refletem um estado basal, um estado, digamos, de “neutralidade”, pois é desta forma que o médico espera que esteja este resultado quando atender a paciente.
Por exemplo, no exame de glicose: todas as vezes que o organismo necessita de energia extra, seja neste caso, por esforço físico, ou outra condição, a produção e principalmente o consumo do açúcar do sangue fica alterada.
Portanto, os exercícios alteram a concentração de diversas moléculas no sangue. O ácido úrico, um sinalizador de gota e insuficiência renal e o ferro, cujo déficit acusa a anemia, são algumas delas. Sendo assim, praticar um esporte diminui a quantidade de glicose circulante, sabotando exames que flagram o diabete e acompanham sua evolução. Por isso, o ideal é não suar a camisa antes de visitar o laboratório.
Contudo, a lista de preparo para os exames tem importância e deve ser seguida à risca. Qualquer deslize nas recomendações dos médicos pode alterar o resultado e diagnosticar problemas inexistentes.
Exames como o hemograma, urina, fezes, triglicérides, colesterol e glicemia também são importantes ferramentas para ajudar no diagnóstico e controle de doenças. Mas cerca de 60% dos erros nos resultados acontecem por problemas no preparo antes de realizar os exames.
Listamos alguns exames e os resultados após atividades físicas:
- Triglicérides: Evitar atividade física 2 ou 3 dias antes e bebidas alcoólicas 72 horas antes, caso venha ocorrer, pode elevar o nível de gordura e alterar o exame.
- P.S.A. (Antígeno Prostático Específico): Evitar andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo, evitar relações sexuais antes, evitar atividade física como corrida ou academia, pois podem alterar seu volume e falsear o resultado já que a próstata aumentada pode ser um indicativo de câncer.
- Exame de Prolactina: é importante para realização deste exame, repouso antes da coleta do sangue, de 30 minutos, principalmente para quem realizou algum tipo de esforço físico, mas pelo menos 20 minutos em todos os casos é indicado, pois a prática de atividade física pode apresentar resultados falsos, como: tumores hipofisários, doenças hipotalâmicas, hipotireoidismo, tumores ectópicos, etc.
Agora que você já sabe, sempre que possível, é recomendado ao paciente que entre em contato com o laboratório para receber as devidas orientações específicas de cada exame.