Sou vegano, tenho chance maior de desenvolver anemias?
Vegano é quem pratica o veganismo, um estilo de vida que exclui totalmente o consumo de qualquer tipo de produto de origem animal. Assim, como os veganos também não consomem produtos de empresas que fazem testes com animais. Mas uma dúvida que vem gerando questionamentos é o fato de que a falta da carne em sua alimentação, poderia ocasionar Anemia.
A Anemia, seria resultado da falta de glóbulos vermelhos ou glóbulos vermelhos disfuncionais no corpo, o que causa a redução do fluxo de oxigênio para os órgãos. Os sintomas podem incluir fadiga, palidez, falta de ar, vertigem, tonturas ou batimento cardíaco acelerado.
O tratamento depende do diagnóstico subjacente. Suplementos com ferro são indicados para suprir a deficiência deste mineral. Também podem ser prescritos suplementos com vitamina B. Em caso de perda de sangue, transfusões podem ser necessárias, ou ainda o uso de medicamentos para indução de formação de células sanguíneas.
Entretanto, listamos algumas verdades e mitos que se escondem por trás dessas dúvidas:
Muitas pessoas acreditam que os veganos são mais propensos a contrair anemia, verdade?
Mito! Já existem estudos que comprovam que os veganos tem o mesmo percentual para contrair anemia, do que uma pessoa que consome carne ou derivados de origem animal.
Existem alguns alimentos essenciais para manter a anemia longe?
Ao contrário dos que pensam, que a carne não é o único alimento rico em substâncias que ajudam a combater a anemia, existem outras opções:
– Ácido Fólico: uma boa ingestão de ácido fólico, que em conjunto com a vitamina B12 também ajuda na formação de glóbulos vermelhos.
– Frutas Cítricas: São ricas em vitamina C, fundamental para potencializar a absorção do ferro. A dica é tomar um suco de limão durante a refeição principal ou comer uma laranja, kiwi, morango ou goiaba, por exemplo, na sobremesa.
– Feijão: É uma boa fonte de ferro para os veganos. Além disso, ele é uma opção para aumentar os níveis de hemoglobina, pois possui ácido fólico e vitamina C na sua composição.
– Tomate: Além de conter vitamina C, que é essencial para a absorção de ferro dos alimentos, também possui uma grande quantidade de betacaroteno, vitamina E, fibras, que são muito saudáveis para a saúde geral. Recomenda-se comer pelo menos um tomate cru diariamente para garantir que sua absorção de ferro seja mais eficaz.
Está pensando em aderir um estilo de vida Vegano? Siga as dicas, se acaso parecerem alguns sintomas, procure um especialista e faça os exames!