Alimentação

Saiba quais nutrientes são essenciais para você

Saiba quais nutrientes são essenciais para você

Para ter uma vida saudável, inclui uma série de fatores, entre eles podemos destacar a nossa alimentação que deve ser rica em vários nutrientes, como os que listamos abaixo:

  • Vitaminas do complexo B – Desde promover a pele e cabelo saudáveis a impedir a perda da memória ou enxaquecas. Oito vitaminas que são conhecidas por complexo B, são elas: B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B12. Fundamentais para manter nosso corpo em funcionamento, esses nutrientes ajudam a converter os alimentos em combustível, o que nos permite ficar energizados durante todo o dia. Alimentos que encontramos esses nutrientes: Castanha do Pará (B1), levedura de cerveja (B1, B2, B3 e B9), fígado (B3 e B12), queijo cottage, cogumelos e semente de girassol (B5), amendoim (B3, B5 e B7), salmão, banana e abacate (B6), espinafre e lentilha (B9).
  • Cálcio – Melhora o metabolismo ósseo, saúde dos ossos e contração muscular. O cálcio é distribuído no organismo entre os dentes, ossos e sangue. Fundamental principalmente durante a infância, pois é nessa fase que se cria as reservas de cálcio no corpo. Alimentos que possuem cálcio: Leite desnatado, brócolis, espinafre, ameixa seca, quiabo, sardinhas sem pele e castanha do Pará. O consumo de quantidades suficientes de cálcio durante a vida é fundamental para a prevenção da osteoporose.
  • Selênio – Aumenta a imunidade, previne as doenças cardiovasculares e auxilia no ganho de massa muscular. É um elemento indispensável para a saúde do corpo, atua como antioxidante e anticoagulante e protege o corpo de diversas doenças inflamatórias típicas do envelhecimento, como a atrite e são prevenidos o mal de Alzheimer e o mal de Parkinson. Alimentos que encontramos o selênio: Castanha do Pará, atum, repolho, brócolis e espinafre.
  • Zinco – Saúde cerebral, combate os sinais do envelhecimento, fornece energia e auxilia na perda de peso. Esse mineral protege o organismo por ter ação antioxidante, diminuindo a quantidade de radicais livres em nosso corpo, desempenhando um papel vital para a síntese das proteínas e ajuda na regulação da produção de células do sistema imunológico do corpo. Alimentos ricos em zinco: ostras, feijão, frango, nozes, castanhas, semente de abóbora e arroz integral.
  • Fibras- As fibras são nutrientes derivados de carboidratos não digeríveis, encontrados em alimentos de origem vegetal. Suas principais funções são regular o funcionamento do intestino, prolongar a sensação de saciedade, controlar a absorção da glicose e diminuir a absorção das gorduras.
  • Ferro – O ferro é essencial para que o sangue consiga levar as moléculas de oxigênio por todo o organismo. Esse mineral participa da formação das hemácias (células vermelhas do sangue) e é necessário para evitar a anemia. Quando proveniente das carnes vermelhas, o ferro é mais bem absorvido do que aquele presente nas leguminosas, como feijão e lentilha, e nos vegetais de folhas verde-escuras. Porém, é possível melhor o aproveitamento desse mineral ao ingerir alimentos ricos em vitamina C concomitantemente.

Embora existam muitos nutrientes essenciais, eles podem ser divididos em duas categorias: macronutrientes e micronutrientes. Os macronutrientes são ingeridos em grandes quantidades e incluem os principais componentes de sua dieta, proteínas, carboidratos e gordura, que fornecem energia ao corpo, já as vitaminas e minerais são micronutrientes.

Agora que você já conhece todos, basta incluir na sua alimentação!