Gestação

Quais os cuidados relativos à saúde devem ser tomados ao montar o quartinho do bebê?

Quais os cuidados relativos à saúde devem ser tomados ao montar o quartinho do bebê?

Com a descoberta do bebê, começa aquela mistura de felicidade e euforia e as mudanças dentro de casa, para que o bebê possa se adaptar. Pensando em lhe “ajudar na obra”, listamos alguns itens muito importantes na hora de construir o quartinho do seu bebê:

  1. Estrutura: geralmente o cômodo no qual vai ser o quarto da criança, anteriormente se tratava de um escritório, sala ou quarto de hóspedes e por se tratar de um local que era pouco utilizado, deve-se realizar um check-up geral: verificar se existe rachaduras nas paredes, infiltrações, se as janelas e portas funcionam corretamente, também lembre que em cerca de um ano esse serzinho começará a dar os primeiros passos. E um dos primeiros espaços que certamente ele vai querer explorar será o seu próprio quarto. Por isso, coloque logo protetores e travas em portas e janelas.
  2. Móveis: a segurança deverá ser sua maior aliada na hora de escolher os móveis para o quarto do seu bebê. Evite comprar móveis com quinas pontiagudas e prefira os com pontas arredondadas, que minimizam os impactos em possíveis acidentes e não se esqueça de verificar o berço, pois será o local que o bebê irá passar boa parte do tempo, portanto deve conter o selo do INMETRO, pois só assim você terá certeza que o móvel foi testado e é seguro para o seu bebê.
  3. Clima Aconchegante: Não pense somente em você, com a decoração que está em moda ou com o que seus parentes vão pensar caso o papel de parede não seja aquele que aparece nessas revistas de decoração. Pense no seu bebê! Veja se as cores remetem um tom mais alegre, procure brinquedos que sejam antialérgicos, uma iluminação não muito forte, pois nos primeiros dias de vida, os bebês são mais sensíveis a iluminação, tapetes emborrachados são também uma ótima opção para quando começarem a andar, pois além de serem superseguros, existem modelos muito bonitos.
  4. Proteção: Com o passar dos dias, você vai percebendo que o seu bebê começa a criar “autonomia” e não vai precisar de você para se sentar, correr pelo quarto ou subir nos móveis, portanto, se antecipe e instale grades e travas de segurança, para evitar acidentes. Aliás, essa é uma medida que deve ser adotada em toda a casa. Só assim os papais terão um pouco mais de tranquilidade, independentemente de quem estiver tomando conta da criança.
  5. Brinquedos: agora que seu bebê está quase chegando, começa a surgir aquele monte de brinquedos e você coloca tudo dentro do quarto, para fazer parte da decoração, certo? Errado! Os acúmulos de brinquedos podem trazer poeira e ácaros e desencadear uma série de doenças para seu bebê, portanto, evite encher o quarto com eles, pois os brinquedos podem ser um perigo, assim devem deixar o quarto livre, para que ele possa usar esse ambiente para descansar.

Essas foram apenas algumas dicas para que você consiga deixar o quarto seu bebê seguro, lindo e confortável assim que chegar! Compartilhe essas dicas com as futuras mamães!