Exames

CK: o exame que auxilia na prevenção de lesões musculares

CK: o exame que auxilia na prevenção de lesões musculares

A Creatinoquinase (CK), também chamada de creatina-fosfoquinase (CPK), é uma enzima com vasta distribuição tissular, que desempenha importante papel regulador no metabolismo intracelular dos tecidos contráteis. Está presente principalmente nos musculatura estriada, no tecido cardíaco e no cérebro.

Para que você pudesse conhecer melhor o exame e tirar todas as suas dúvidas, listamos as perguntas mais frequentes, referentes ao exame:

  • Por que fazer este exame?

Para determinar se uma pessoa teve um infarto do miocárdio ou se houve lesão de outros músculos do corpo.

  • Quando fazer este exame?

Quando há sinais e sintomas de infarto do miocárdio (por exemplo, dor torácica); se houver dor ou fraqueza muscular.

  • Quando o exame é solicitado?

Em pessoas que tiveram um infarto do miocárdio, a CK em geral é pedida logo que o paciente é atendido e repetida a cada 4 a 6 horas, até um total de 3 exames. Quando há dor ou fraqueza muscular, o médico pode pedir a CK para detectar lesão de músculos.

  • É necessário algum preparo para garantir a qualidade da amostra?

Não é necessária nenhuma preparação, pois é somente uma pequena amostra de sangue obtida de uma veia do braço.

  • Entenda o resultado: Uma CK aumentada, ou que se eleva a partir do primeiro exame, em geral indica que houve lesão do coração ou de outros músculos. Pode também indicar uso intenso de músculos. Se o médico suspeitar de um infarto do miocárdio e a CK estiver alta, em geral irá pedir um exame mais específico de lesão cardíaca, como a troponina.
  • Há três tipos de CK. Qual deles é o mais importante para a análise muscular do atleta?

O CK-MM que está mais relacionado aos músculos esqueléticos. Mas o índice de CK-MB também importante porque está ligado ao coração. Há ainda o CK-MB mais presente nos tecidos do cérebro. Porém é muito comum analisar como base o CK Total, que inclui todos.

Sentiu algum desconforto muscular? Procure um de nossos especialistas, agende uma avaliação e faça seus exames!